Como você adoça sua vida?

by - março 11, 2013


Eiiiiiiiiiiii, gente! E aí? Como se sairam na primeira semana? Conseguiram manter a linha ou chegou sexta-feira e tudo foi por água abaixo? Conseguiram fazer algum exercício físico? Se alimentaram de 3 em 3h e direitinho? Bem, espero que tenham conseguido, mas se acham que não foram tão bem, calma! Ainda dá tempo!
Hoje eu decidi falar sobre um assunto que eu acredito ser muito importante e que muita gente acaba se prejudicando por falta de informação ou modismos mesmo. A grande maioria das pessoas acaba preferindo os alimentos “zero” e os adoçantes em geral acreditando que vão, assim, emagrecer. Inclusive existem pessoas que comem tudo o que querem e quando querem (carne, cerveja, chocolate, doces, biscoitos e demais gordices), mas na hora de pedir um refrigerante pedem “Por favor, uma coca zero!” Seria cômico se não fosse trágico!
Portanto, resolvi publicar aqui o que é, na verdade, o adoçante! Vamos lá... Leiam com atenção e decidam por vocês mesmas se vão continuar preferindo isso à açúcar.



Aspartame: tem grande poder adoçante (200 vezes superior ao açúcar). Não contém calorias e seu uso é permitido para diabéticos. Tem um sabor semelhante ao do açúcar e é encontrado em produtos adoçantes, refrigerantes e doces. Embora algumas pesquisas associem seu uso à ocorrência de câncer e Mal de Alzheimer, não há comprovação científica.

Sacarina: criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Está presente em refrigerantes zero e produtos adoçantes. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usada por diabéticos. Por conter sódio, é contraindicada para hipertensos. Pesquisas associavam o uso da sacarina ao surgimento de câncer, mas sem evidências conclusivas.

Ciclamato de sódio: provém do ácido ciclo hexano sulfâmico, derivado do petróleo. Assim como a sacarina, não possui calorias e pode ser usado por diabéticos, mas também é contraindicado para hipertensos. É encontrado em refrigerantes zero e adoçantes. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores. Por conta disso, disso foi proibido em países como EUA, Japão e França. Também é contraindicado para hipertensos por causa do sódio.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo organismo humano. Tem um sabor similar ao do açúcar, não contém calorias, não causa cáries, não eleva a glicemia, podendo ser consumido por diabéticos, gestantes e hipertensos. É vendido como produto adoçante e está presente em alimentos de baixa caloria.



Além dos males descritos acima, tem uma pergunta que muitas pessoas acabam se fazendo. Se existem tantas bebidas e alimentos dietéticos, por que tantas pessoas continuam acima do peso? Um estudo recente de pesquisadores da Purdue University descobriu que beber refrigerantes dietéticos pode ser uma das causas. Ao comer e beber alimentos que utilizam adoçantes artificiais (e conseqüentemente têm menos calorias) podemos estar condicionando nosso organismo a não associar mais a doçura com altas quantidades de calorias. Isso significa que quando comemos ou bebemos alimentos adoçados com açúcar de verdade, nossos corpos calculam errado as calorias associadas àquele alimento. Assim, acabamos consumindo mais calorias.
Por essas e outras eu digo: O adoçante foi desenvolvido para as pessoas que realmente não podem consumir açúcar, ou seja, os diabéticos! E não estou dizendo que o açúcar faz bem também. Tudo em excesso faz mal! Então nada de exagerar no açúcar também! O que pode ser feito é reduzir a quantidade de açúcar ingerida durante o dia. Isso é questão de adaptação. Por exemplo: Existem pessoas que colocam açúcar no leite com nescau, mas nunca pararam pra perceber que o nescau já vem com açúcar e que, portanto, não precisam adoçar ainda mais! (PS. Lembrem de beber leite com baixo teor de lactose e numa quantidade menor)
Outra coisa bacana é tentar consumir suco feito com a própria fruta. Existem frutas tão doces que dispensam qualquer “adoçante”. Eu sei que na correria do dia a dia fica difícil fazer um suco natural, mas sempre que der, dê preferência a ele. Os sucos de caixinha vem com mais água e açúcar do que fruta. Os refrigerantes também possuem muitooooo açúcar, logo, se puder, corte o quanto antes! Ou faça um trato com você mesma de só beber um copo durante os finais de semana.


Se, mesmo assim precisar usar o açúcar, prefira o mascavo ou o orgânico. Caso não se acostume com o gosto do mascavo, o orgânico é muito mais suave ou então o açúcar cristal. Nunca use o refinado! Ele passou por mais processos químicos pra ficar branquinho e fininho. E lembre sempre de usar em pouca quantidade. No caso de chás, tente usar o mel como adoçante. Também em pouca quantidade! Deixe para comer coisas doces e gostosas quando se deparar com aquela torta de chocolate irresistível! Deixe de ser boba e saiba aproveitar nos melhores momentos!



Gostou do nosso post?
Lá na nossa página no Facebook  tem mais dicas de moda, novidades e muito mais... Vem!


Beijos
Andrea Rebouças

You May Also Like

3 comentários

  1. Para mim é uma boa isto.
    Faço regime direto e nunca consigo perde peso por causa do excesso de açúcar.

    www.jeito-moleka.blospot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa usamos o mascavo, apesar de que o café eu já tomo sem açúcar. Tenho essa mesma preocupação em consumir adoçantes e açúcar em exagero.
    Obrigada pelo carinho de sempre! Estou voltando :))
    Bjus

    Rafa
    rafaelando.com

    ResponderExcluir
  3. Querida queria deseja uma bela noite e tudo de bom www.samukatraquina.blogspot.com.br e obrigada.

    ResponderExcluir