MARGARINA? MANTEIGA? NADA? E AGORA?

by - abril 08, 2013


Quem não gosta de um pãozinho quente com manteiga?? Pois é... Mas sabe aquela história, né? Tudo que é MUITO gostoso faz mal!  Poxa, infelizmente é por aí mesmo! Estava aqui pensando em comer umas torradinhas integrais saídas do forno com manteiga, mas olha só o que encontrei:



"Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas. Nesse caso, estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, também ricos em colesterol. No caso das gorduras mono e poliinsaturadas, estão presentes nos óleos vegetais.
Manteiga: é o produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.
Margarina: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada (a alta temperatura modifica as moléculas). Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transforma as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.
De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo).
Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.
Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.
Portanto, se você busca manter sua saúde em dia, diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas.
Substituições mais saudáveis:




Experimente o requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição."
É importante ainda olhar os rótulos! Eu sempre faço isso! É importante pegar um substituto que tenha menos sódio possível, além da gordura saturada, claro! Inclusive se você ainda assim preferir um queijo mais "gordo"! Tem uns que possuem menos "coisas ruins" que outros! Escolha o que for melhor para você!

Gostou do nosso post?
Lá na nossa página no Facebook  tem mais dicas de moda, novidades e muito mais... Vem!


You May Also Like

2 comentários

  1. Menina eu adoro uma manteiga! Realmente não é muito saudavel mas e tao bom ne hihi beijos

    ResponderExcluir
  2. isto é um dilema , mas se for para escolher fico com a manteiga , bjs

    ResponderExcluir