15 Ideias de negócio para montar em casa

by - janeiro 22, 2015

Quem já pensou um dia trabalhar em casa? É isso mesmo trabalhar em casa, ser seu próprio patrão, e poder fazer o seu horário. Maravilha, né!
E você que quer mudar a carreira em 2015 é uma boa pedida.
Eu trabalho em casa, e confesso que precisa ter muiiiiiita disciplina, mais muita mesmo.

Vou te dar umas dicas e sugestões para começar o ano de 2015 sendo dona do seu próprio nariz, ops negócio. rs

home office, trabalhe em casa, carolina peclat, blog, blogueira


Primeiro as dicas:
1. Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência.
2. Decida então o que você quer fazer.
3. Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver a atividade.
4. Converse com a sua família sobre a nova proposta de trabalho.
5. Aprenda o básico de informática.
6. Tenha um espaço exclusivo para o trabalho, mesmo que pequeno, dá para montar um simples home office, porém tente mante-ló organizado, pois trabalhar em lugar bagunçado, não dá.
7. Consulte órgãos públicos sobre os trâmites legais, licenças, impostos e procure formalizar sua empresa, não deixe de pagar o seu INSS, será importante no futuro. (se quiserem posso explicar mais sobre isso em outro post)
8. Verifique com seu contador a possibilidade de enquadrar a atividade no simples ou no MEI. (Dá para fazer o cadastro pela internet)
9. Desenvolva um plano de negócios e as estratégias de marketing para sua empresa.
10. Separe as finanças pessoais das referentes ao negócio.
11. Reinvista parte dos seus ganhos.
12. Trabalhar em casa não significa trabalhar menos.
13. Sempre busque novos clientes.
14. Cuidado com a disciplina e a atitude.
15. Divirta-se com seu novo negócio!

Agora, algumas ideias de negócios:

1. Decoradora de bolos
É um nicho de mercado que cresce a cada dia. Muitas confeiteiras têm se especializado na decoração de bolos, com detalhes cada vez mais sofisticados. Várias delas trabalham como prestadoras de serviço para famosas boleiras ou redes de confeitaria ou ainda de forma autônoma. Depois dos bolos prontos, vale a pena fotografar, e colocar em uma rede social para ajudar na divulgação.


2. Fabricação de comida congelada
Outro segmento que só cresce, o de refeições ou quitutes congelados é um bom começo para quem tem talentos culinários e quer iniciar um negócio em casa. Pode ser uma receita de família ou aquele pão de queijo que só você sabe fazer, o importante é dar o primeiro passo escolhendo um produto e checando sua possibilidade de congelamento.


3. Fabricante de geleias ou pimentas em conserva
Fabricação de geleias de frutas para revenda ou sob encomenda. O fator positivo da fabricação de geleias e compotas é que estes produtos contam com durabilidade maior. Higiene e apresentação do produto são fatores fundamentais neste negócio.


4. Dog walker (passeador de cães)
A ideia foi importada e está ganhando muitos adeptos aqui no Brasil. Os donos de cachorros que trabalham o dia todo contratam dog walkers para passear, alimentar e brincar todo dia com os animais. O serviço geralmente é cobrado por mês.


5. Confecção de velas, sabonetes e produtos aromáticos
O mercado para produtos aromáticos vai de vento em popa no Brasil. Hoje, é possível atuar a partir de uma pequena estrutura em casa e revender para lojas ou pela internet. Os produtos vão desde velas decorativas até lembrancinhas para maternidade (pequenos sabonetes). E as redes sociais podem te dar uma ajudinha, tire foto e publique, ajuda muito nas redes sociais.


6. Consultor para noivas
Profissionais com experiência neste segmento podem ajudar as noivas a fazerem as melhores escolhas para o grande dia, desde a escolha dos acessórios, lingerie, maquiagem, até o vestido.


7. Nutricionista
Elaborar cardápios, receitas e indicar dietas adequadas para seus pacientes faz parte da rotina de um nutricionista. Este profissional pode ser requisitado por pacientes, ser indicado por médicos, ou procurado também por empresas em busca de consultoria para seus refeitórios ou produtos alimentícios.


8. Redator de conteúdo (sites e redes sociais)
Saber se comunicar com seu público-alvo na web através de conteúdo atrativo é tarefa para os especialistas em criação de conteúdo. Este profissional deve saber escolher a melhor forma de expressão para seu cliente se comunicar através de sites e redes sociais. Ele pode trabalhar de forma autônoma e buscar seus póprios clientes (geralmente empresas) ou trabalhar para uma agência de conteúdo/comunicação. Domínio da língua portuguesa é fundamental.


9. Designer de joias/bijoux
O desenvolvimento e fabricação de peças de bijouteria é um negócio promissor e as criações podem ser vendidas pela internet, para conhecidos, lojas, noivas, etc.


10. Blogueiro
Se você é especialista em determinado assunto pode criar um site/blog sobre o tema e tornar-se um blogueiro. Os blogs mais acessados podem contar com anúncios pagos (de empresas anunciantes ou Google AdSense, por exemplo), posts patrocinados e outras formas de remuneração. Para isso, é preciso construir um público relevante e participativo, que gere movimento no seu site, fazendo com que ele apareça em boa colocação nos buscadores da internet sobre o assunto.


11. Agente de artistas
Para que possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível, muitos artistas optam por contratar um agente para administrar seus negócios. Este profissional tem que lidar com contratações, contato com assessoria de imprensa e imprensa, aprovação de stylists, publicidade, etc., sempre de forma planejada, para favorecer seu cliente.


12. Secretária remota
Hoje, com a ajuda de recursos tecnológicos, é possível oferecer o serviço de secretária realizado a partir de casa. O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos e inclui desde a prospecção de novos clientes e agendamento de reuniões até a transferência de ligações (como se estivesse no mesmo local de quem a contratou).


13. Serviços de clipping
O clipping é um serviço muito requisitado por empresas que precisam de um acompanhamento da imprensa, seja para guardar todas as suas aparições ou para acompanhar o mercado. Este serviço pode ser realizado em casa a partir da assinatura dos principais jornais e revistas (ou segmentados de acordo com o cliente).


14. Proprietário de Bed&Breakfast
Se você mora em uma região próxima de pontos turísticos ou que seja de fácil locomoção pela cidade (região central), criar um bed&breakfast (cama e café da manhã, em inglês) na sua casa é uma boa opção de negócio. O necessário, em um primeiro momento, é disponibilizar um quarto (ou mais), banheiro e café da manhã para seu hóspede. E, claro, divulgar seu serviço na internet e outros meios.


15. Agente de viagens
Organização e compra de roteiros de viagem, indicando a melhor opção de turismo para o seu cliente. O serviço pode ser realizado de forma autônoma ou como representante de uma empresa do setor.
E para concluir, algumas considerações finais:
• Analise primeiramente qual é a estrutura da sua casa, qual espaço terá disponível para exercer a atividade.
• Fique atento às regras municipais, estaduais e federais para realizar certas atividades. Algumas delas exigem alvarás especiais, licenças específicas, capacitações, cumprimento de normas de higiene, segurança ou espaço próprio para sua execução.
• Atenção às regras de condomínio, que muitas vezes restringem o acesso de visitas e uso da portaria (e porteiro) para encomendas, assinatura de recibos, etc.
• Muitas atividades citadas acima são realizadas fora de casa, mas a recomendação é de que o escritório fique sediado no home office, onde é possível guardar documentos, licenças, ter um telefone fixo para contato, endereço para correspondências comerciais, etc.
• Todos os ofícios que envolvem elaboração de alimentos devem seguir regras específicas de higiene para seu preparo e armazenamento. Consulte a cartilha da Anvisa.

E não esqueçam de anunciar para os amigos, eles são ótimos para a famosa publicidade boca à boca.

E aí, alguém pensa em ser dona do próprio negócio esse ano?

Beijos Carol

You May Also Like

20 comentários

  1. Oi Carol
    Claro que todos nós temos vontade realizar um projeto de ter um negócio próprio e o meu ficará para o futuro pois na atualidade atuo como professora de informática numa Escola de Educação Básica. Mas já confeccionei e vendi muitas velas artesanais. Pretendo me dedicar à esta atividade mas no futuro
    Beijos e uma linda tarde

    ResponderExcluir
  2. Iluminadores dão um toque especial para a make! *.*

    Acho que não serviria para trabalhar em casa, porque não consigo ter total disciplina. Mas vou levar as suas dicas e ideias em consideração. Quem sabe me organizando melhor eu não consigo algum dia ser dona do meu próprio negócio, né?!

    Ótima quinta, Carol!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, super diferente! Ano passado comecei a criar e produzir películas para unhas, mas como não sou eu quem sei manusear a impressora (meu marido que sabe e está trabalhando), fica um pouco complicado continuar, mas era algo que seria bem interessante continuar pelo baixo custo de produção! :)

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, bem útil. Eu quero arranjar algum negocio pra ter uma renda exra!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    Vote http://fashiondaych.com.br/2719/perfil

    ResponderExcluir
  5. Dicas ótimas!
    Eu também trabalho em casa e é muito importante se organizar para que dê certo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Gostei imenso das dicas e muito do blog ;)

    R: está mesmo difícil! Mas nunca cruzar os braços!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Carolina,
    trabalhar em casa requer disciplina, mas dá para trabalhar quem quer. Já fui redatora de conteúdo freelancer ano passado. Gostaria muito de trabalhar e obter renda do meu blog.
    big beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, trabalhar em casa tem que ter organização e foco né =)
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou em busca de dicas de decoração, pra organizar a casa mesmo! ADOREI O POST *-*
    Beijos e muito sucesso <3
    www.universodasmulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas...eu adoraava poder trabalhar em casa!!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, acho bem legal quem consegue trabalhar em casa!

    Beijinhoss
    www.mah4021.com

    ResponderExcluir
  12. Vc dividiu conosco dicas valiosíssimas!
    Tenho vontade de trabalhar em casa um dia...
    Mas concordo contigo, tem que ter mt foco e disciplina!
    Beijo!

    Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
  13. post super diferente, gostei!
    trabalhar em casa exige muita disciplina.
    beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  14. excelentes dicas!! Estou na parte de blogueira e redatora para conteúdo digital. Precisando, estamos aqui ;)
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas Carol,eu mesma me daria super bem em diversas delas,principalmente nas que tem que botar a mão na massa,amo trabalhos manuais e o bloguinho que amo muito :) Bjão

    Blog Paulinha & As Mulheres

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas e trabalhar em casa acho que é o sonho de muitas mulheres, pois fica mais fácil fazer seu horário.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijocas!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, ótimas dicas e vou aplicar essas dicas, estou precisando...
    beijinhos lindona!

    Vem dar uma olhadinha no meu blog:
    http://sejavoceporgabisoares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muitas vezes eu me pego pensando em ter meu proprio negocio, mas a coragem ainda não foi suficiente... como sou concursada, fico com medo de trocar o certo pelo duvidoso.
    As dicas foram valiosissimas, parabéns pela postagem.
    beijão

    www.quesejadoce.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas! Sempre tenho algumas ideias de montar um negócio.

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir