PESSÁRIO NA GESTAÇÃO

by - junho 11, 2021

Na última postagem eu comentei sobre a minha insegurança na gestação, e já adianto que foi a colocação do "PESSARIO", com 21 semanas. Vou explicar do que se trata e o motivo da colocação.

pessário na gestação

Pessário. O que é?

O pessário é um dispositivo de silicone com forma de anel cônico, que é inserido no fundo da vagina e tem sido utilizado por alguns na presença de colo curto. Supõe-se que o pessário mude o ângulo do colo em relação ao corpo uterino, o que aliviaria a pressão do feto sobre o colo. Além disso, como o anel funciona como um torniquete ao redor do colo, como efeito secundário alonga o colo e dificulta a dilatação. Como efeitos adversos foram observados aumento significativo da secreção vaginal e desconforto da paciente durante a inserção do pessário.


O Pessário que eu coloquei, é exatamente como esse da foto, então no geral o função do mesmo é segurar o bebê até o final da gestação. Alguns médicos retiram com 37 semanas caso a paciente decida pelo parto normal, que não é o meu caso (irei fazer cesárea), então o pessário será retirado na cirurgia (por escolha minha).


Os primeiros dias pós a colocação do pessário foram bem tensões, pois a insegurança era grande, a gente fica achando que vai sair do lugar (para ir ao banheiro é uma luta). Coloquei o meu aqui na minha cidade me Niterói na clínica Plena, super indico, a médico Dra Alessandra, foi super atenciosa e tirou todas as minhas dúvidas possíveis e impossíveis, hehehe. Achei muito bacana porque ela explicou tudo várias vezes e sempre perguntava se eu tinha entendido (pois ela sabe que é um turbilhão de coisas que se passa na cabeça da gestante e as vezes a gente fala que entendeu e na verdade não entendeu foi nada 😅).


A médica me falou de todos os efeitos pós a colocação, o primeiro foi o corrimento intenso, e realmente foi, na primeira vez eu fiquei assustada achando que a bolsa tinha estourado e queria ir para o hospital, kkk 😂, e ela me disse que isso seria comum (todos os dias), daí lembrei de toda nossa conversa e desencanei. Hoje já me acostumei e sei mais ou menos a hora que "desce", fico de protetor diário o dia inteiro. A segunda coisa que ela me falou foi "prisão de ventre", senti logo nos 2 primeiros dias, e a Dra Alessandra me falou que é psicológico e realmente é, pois a gente acha que não pode fazer força por causa do pessário, realmente a gente não pode fazer força, mas com uma alimentação com bastante fibra e ingestão de água, a força que fazemos para irmos ao banheiro não deixa o pessário sair do lugar (a não ser que ele esteja mal colocado). Senti também um pouco de cólica nos primeiros dias, o que era esperado também, senti muita dor na colocação do pessário😔, a médica disse que tem mulheres que sentem menos outras mais, fora isso tudo bem!Faço uso de progesterona no canal vaginal e toda noite que eu tenho que colocar o remédio sinto o pessário, a médica me explicou as posições dele (o que eu achei bem legal), pois ele pode "mudar" de posição, normal!!


Atualmente estou com 34 semanas e o pessário me ajudou muito a segurar a gravidez, então não tenham medo, tirem todas as dúvidas com o (a) médico (a) que irá colocar, certifique-se que ele está bem colocado (Na clínica Plena a médica vez uma ultrassonografia antes e depois de colocar o pessário), porque não pode em hipótese alguma o mesmo sair do lugar ou até mesmo "cair", até porque ele é grande de silicone um pouco rígido e geralmente na cor amarelo (então se sair você vai ver e até mesmo sentir).


O que está acontecendo agora nessa reta final da gravidez, é que o bebê está muito grande e pesado (no meu caso particular que meu bebê está quase 1kg acima do peso certo, estou com diabete gestacional, não tem nada a ver com o pessário. Eu já era pré diabética antes da gravidez já fiz tratamento e minha família toda é diabética ), como o baby é muito pesado, as vezes ele mexe bastante e me dá um leve desconforto no pessário, falei com a médica que colocou e ela disse que é normal, é pelo peso do bebê mesmo (o que eu já imaginava).


Seguindo as recomendações médicas, seu bebê está seguro, e você fica com a cabeça tranquila.

Enquanto eu não volto aqui com mais posts, bora lá me seguir nas redes sociais?

Facebook: http://www.facebook.com/bycarolinapeclat

Youtube: http://www.youtube.com/carolpeclat

Twitter: @carolpeclat

Um beijo :*

You May Also Like

1 comentários

  1. Que maravilhoso ler isso!!! Coloquei o pessario exatamente igual ao seu faz 2 dias, em mim doeu MUITO também... E agr estou na fase do medo, será que deu certo? Tá no lugar? Vai funcionar? Minha gestação é gemelar... Hoje completamos 22 semanas!
    Obrigada pelo depoimento, me dei muita força e esperança ❤️

    ResponderExcluir