5 clichês sobre sua autoestima

by - março 30, 2017

Oi Gente, ☺

Por que algumas pessoas (independentemente do que são ou fazem) têm grande autoestima e outras não?

"Alguém que tenha sido o predileto incontestável  de sua mãe carrega pela vida afora um sentimento de vitória e uma certeza de ser bem-sucedido que frequentemente levam de fato ao sucesso." A frase é do pai da psicanálise, Sigmund Freud, primogênito que teve plena certeza do amor da própria mãe, que o chamava de "meu Sigi de ouro". Ainda segundo Freud, mesmo os traumas mais sutis repercutem na maneira como nos enxergamos na vida adulta. Não é de todo mal reconhecer  os próprios defeitos, mas, quando a autodepriação é levada muito a sério, só a terapia salva. Por outro lado, se criticar a si mesmo é só um esporte, alguns toques-clichês dos livros de autoajuda podem realmente funcionar - e despertar uma mudança de atitude. Use com moderação.



VEJA SEMPRE O LADO BOM DAS COISAS

Pensar positivo realmente ajuda você a se concentrar no que faz sentir-se melhor. Mas enxergar só o lado rosa da vida pode deixa-lá alheia aos reais problemas. Corre o risco de quebrar a perna e achar que está tudo bem só porque vai receber a visita dos amigos. Não é bem assim.

FAÇA AS PAZES COM O ESPELHO

Acordar e mandar um "eu te amo" para o espelho? Pode soar um pouco cínico dizer que basta a pessoa se sentir bem para ser bonita, num mundo em que padrões de beleza são extremamente rígidos e idealizados. Se amar do jeito que é não quer dizer que nada precisa ser mudado. Você pode se gostar muito e ainda assim querer dar um jeito nas olheiras ou perder uns quilinhos.

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS

O mundo está repleto de exemplos de pessoas que perseveraram num objetivo até conseguir atingi-los. Ter em mente planos para o futuro e garra para alcançá-los dá sentido para a vida. só é bom ponderar que focar em um único ponto pode nos fazer ignorar outras oportunidades que aparecem. É preciso lutar pelos objetivos, mas aceitar que somos humanos e algumas vezes vamos errar. Ponha os pés no chão e tente encontrar alternativas.

VOCÊ É A PESSOA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA

Cada um de nós venceu uma corrida com mais de 40 milhões de concorrentes, usa a maratona que você percorreu quando era um espermatozoide como o ponto de partida da obra "Você é Insubstituível". A ideia é lembrar que você já nasceu vitoriosa e que não existe nenhuma outra pessoa igual no mundo. Humm... interessante. Mas vá com calma e não confunda autoconfiança com arrogância. Quem se coloca sempre em primeiro lugar, acaba não percebendo quando um amigo próximo precisa de ajuda. Assim você afasta pessoas importantes e fica solitária. E aí não tem autoestima que aguente!

ENCONTRE A FELICIDADE NAS PEQUENAS COISAS

No livro "Como Proust Pode Mudara Sua Vida", o filósofo Alain de Botton reforça a ideia do prazer de viver o coditiano. Tipo observar a natureza, juntas as migalhas de pão depois do café da manhã, cortar as unhas... Ele propóe, desse modo, o contrário do comportamento de quem lamenta (toda semana!) a chegada da segunda-feira e comemora a sexta-feira. Por outro lado, Botton também lembra que não é preciso ser feliz o tempo todo e que é possível "sofrer com sucesso" utilizando os momentos mais difíceis da vida para refletir e extrair mais sabedoria para enfrentar o que virá dali em diante.
Texto de Sílvia Amélia de Araújo e Vinícius Luiz
Bora me seguir nas redes sociais?

Facebook: http://www.facebook.com/bycarolinapeclat

Youtube: http://www.youtube.com/carolpeclat

Instagram: @bycarolinapeclat

Snapchat: carolinapeclat

Twitter: @carolpeclat

Um beijo :*

You May Also Like

0 comentários