Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática

by - maio 27, 2020

Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática
O que é ?
A drenagem linfática pode ser uma grande aliada para as mulheres, principalmente durante os tratamentos estéticos. Sabemos que o sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. E é formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem linfática atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.
Toda a manobra é realizada através de pressões leves, e é importante frisar que o método não é doloroso e não deixa hematomas. As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina. O segredo para um bom resultado é manter a pressão e velocidade da manobra de acordo com o ritmo do sistema circulatório linfático.
Para que serve ?
O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da circulação arterial e da circulação venosa, a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.
Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.
A drenagem linfática costuma ser muito indicada para tratar a retenção de líquidos. Isso acontece quando o organismo não consegue coletar e eliminar totalmente os líquidos contidos nos vasos capilares, fazendo com que esses transbordem e causando o inchaço. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo (toxinas), o que causa a intoxicação. Esta intoxicação é percebida pelo nosso organismo, e gera excessos em forma de inchaço, dores vasculares e problemas no sistema circulatório. Portanto, a drenagem linfática não auxilia no processo de redução de medidas e gordura localizada.
 A drenagem linfática melhora a celulite?
A resposta é sim! Mas, não se iluda!
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há uma diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxando o corpo e  aumentando o metabolismo do local tratado. O transporte de gordura – principalmente na forma de triglicerídeos – e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutriente e volume sanguíneo de maneira balanceada. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite.
Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática

Quantas sessões são necessárias?
Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. Podendo ser de uma até três vezes por semana.
A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana já é possível sentir novamente os edemas, mas isso varia desde a relação entre peso e altura, até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras.
Gestantes podem fazer?
Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.
Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado.
Contraindicações:
A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.
Alie a drenagem linfática com…
Alimentação balanceada : Os resultados desse tratamento para melhorar a circulação é muito maior se o paciente se alimentar bem. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática. E o sódio não está presente apenas no sal, ele é muito comum em alimentos industrializados, mesmo os doces como biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes.
Por outro lado, vale a pena incluir mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o trânsito intestinal e com isso há uma melhora também na retenção de líquidos.
Ingestão de líquidos: Pode parecer irônico, mas quanto mais líquidos você ingerir, menos retenção terá! Isso porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto, quanto menos ela estiver disponível no corpo, mais ela ficará retida e menos ela será eliminada na urina, por exemplo. Por isso mesmo, garantir que seu corpo está sempre bem hidratado ajuda a reduzir a retenção, potencializando a sua drenagem linfática.
Atividade física regular : Não adianta, aumentar a quantidade de atividade física sempre será indicado quando o assunto é saúde. No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática.
Sou massoterapeuta atendo em domicílio na região de Niterói com hora marcada.
Whatsapp: 21 98205-7889 

Enquanto eu não volto aqui com mais posts, bora lá me seguir nas redes sociais?

You May Also Like

0 comentários