OS MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR

by - outubro 03, 2019

Oi Gente, 😊

Confesso que evitar doces foi umas das tarefas mais difíceis para mim, principalmente porque eu sabia que para emagrecer era necessário evitá-lo a todo custo, sem falar que eu estava pré-diabética e eu não podia consumir de jeito nenhum. Foi quando eu resolvi prestar atenção aos malefícios do açúcar. Eu sempre fui uma formiguinha e minhas refeições sempre incluíam doces como sobremesa, e tirar esses doces foi uma tarefa em que precisei de muita força e determinação para seguir. Foi ai onde enfrentei a minha principal fraqueza.


mal que o açúcar faz


O açúcar é conhecido por ter um índice glicêmico muito alto, principalmente o açúcar de mesa, aquele cristalizado branco que a maioria tem em casa.

Malefícios do açúcar

O problema começa quando consumimos mais do que realmente poderíamos, por exemplo, nos anos de 1920s a alimentação tinha cerca de 25g de açúcar diários, nos dias de hoje apenas um cupcake tem cerca de 40g e se tiver com uma latinha de refrigerante então o resultado é pior ainda.

Devido a esse excesso, o corpo reage de forma negativa, onde o pâncreas começa a produzir mais insulina para normalizar nossas taxas de açúcar no sangue
Depois de muito excesso ele não consegue mais dar conta da demanda, e isso começa a gerar uma falência parcial na produção da insulina que é o hormônio responsável pela estabilização do açúcar. Podendo assim, causar doenças graves. 
Por anos, o sal foi determinado como o grande vilão para indivíduos que sofrem da pressão alta. Já que vários estudos apontam que o sódio neste tempero aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais em 25%, e seria causador de 3 milhões de mortes mundialmente, por ano. 

Porém, uma pesquisa nova feita por cientistas de Nova York e do Kansas, Estados Unidos, indica que açúcar tem mais relação à elevação da pressão, em comparação com o sódio. Os especialistas liderados por Dr. James DiNicolantonio, no artigo com publicação em American Journal of Cardiology, discutem que níveis elevados de açúcar pelo sangue influenciam área-chave do cérebro, denominada hipotálamo, a induzir a aceleração da freqüência cardíaca e subida da pressão. 
Trata-se somente de um dos vários malefícios do açúcar, já de modo comprovado causador de problemas como síndrome metabólica, refluxo, diabetes, hiper e hipoglicemia, muitos tipos de câncer, doenças cardíacas, entre outros


açúcar faz mal


Açúcar acaba com Imunidade e Dentes 

Um estudo indica que o açúcar branco pode reduzir o sistema imunológico, que é a defesa do organismo contra doenças infecciosas. Isso ocorre, porque o açúcar poderia modificar a capacidade das células brancas do sangue de nos defender das bactérias. 
O açúcar pode gerar danos agressivos para saúde bucal. A demonstração de estudos é que níveis de sacarose superior a 28g diariamente podem ser determinados como agentes tóxicos aos dentes. E, comprovadamente, o açúcar acidifica a saliva e pode gerar doença periodontal, relacionada às gengivas. 

Relação com Envelhecimento e Depressão 

A pesquisa feita por Centro Médico da Universidade de Leiden e Unilever apontou, de modo inédito, que há relação entre açúcar e envelhecimento. Os indivíduos com nível superior de açúcar no sangue apresentam aparência mais envelhecido. A proporção, de acordo com o estudo, é de 5 meses a mais da idade para cada elevação de 1 mmol/litro de açúcar pelo sangue. Já que açúcares são reais fábricas de radicais livres, estes se acumulam de forma lenta pelo tempo, contribuindo no processo de envelhecimento celular acelerado, e como resultado, o surgimento das rugas e linhas de expressão. 
O açúcar se resume à substância estimulante do sistema nervoso, e a ingestão de excesso gera um aumento brusco da glicemia, com a queda posterior. Estas alterações de glicemia ocorrem com depressão e fadiga, causando vontade de consumir mais açúcar. 

O sistema nervoso é desgastado pela situação, o que pode ser piorado pela deficiência da vitamina B1, que protege o sistema nervoso. Muitos confirmam que o açúcar pode liberar a dopamina no cérebro, uma substância que causa sensação de bem-estar, mas que em excesso infelizmente causa dependência. Se você deseja cortar o açúcar aos poucos de sua alimentação, aconselho que vá aos poucos, vou assim que eu consegui tirar o açúcar da minha alimentação. Hoje em dia não uso açúcar e nem adoçante, pois em excesso também faz mal a saúde por serem industrializados, tem alguns que são menos, e dá para consumir, sem "muita" preocupação.

Enquanto eu não volto aqui com mais posts, bora lá me seguir nas redes sociais?


Snapchat: carolinapeclat

Vigo Vídeo: Ana Carolina Peclat

Um beijo :*

You May Also Like

0 comentários